Muitas pessoas estão aderindo o uso de drives de estado sólido, pois é um dispositivo que permite ao computador ter maior velocidade, principalmente com programas que demoram a carregar e além disso, não faz barulho. Mas, antes de comprar um produto como este é preciso conhecê-lo melhor e entender suas vantagens.

Conheça as vantagens de ter um notebook com SSD.

Qual a principal diferença entre o SSD e o disco rígido?

A principal diferença entre os SSDs e os discos rígidos é a tecnologia que eles utilizam para seu funcionamento. Os discos clássicos e usam uma série de placas magnéticas empilhadas onde as informações são armazenadas, essas placas giram em alta velocidade e uma cabeça lê as informações.

Os discos SSD usam memória flash, semelhante ao pen-drive, mas com um maior desempenho. Essa memória não tem partes móveis e o acesso aos dados sem usar a cabeça é muito mais rápido. Vamos ver as diferenças mais detalhadamente:

Discos SSD: Quais as suas Principais vantagens?

  • Os discos SSD são muito mais rápidos 

A maior vantagem de um disco SSD é que ele pode ler as informações de forma muito mais rápida, geralmente três ou mais vezes do que um disco rígido comum.

Como exemplo, um SSD Samsung EVO 850 lê em até a 540 MB/s, enquanto que um convencional “Seagate Barracuda” dificilmente passam os 180 MB/s, usando tanto SATA 3.

Isso resulta em uma inicialização do sistema operacional em alguns segundos, onde os jogos possuem menos tempo de carregamento e programas abertos sem que tenhamos que esperar.

Os SSDs também acessam dados em menos de 0,2 ms contra cerca de 10 ms dos discos rígidos comuns.

Você encontra notebooks com SSD nas lojas saraivas e pode utilizar o Cupom de Desconto Saraiva para economizar.

  • O SSD não têm partes móveis: 

Os SSDs são robustos, não possuem discos rotativos e uma leitura por cabeça como o HDD tradicional. Eles usam uma espécie de chip de memória flash no estilo dos pen-drives. Devido a isso, os SSDs não fazem barulho como os HDs comuns.

Algo interessante é que não é preciso se preocupar ao transportá-lo, pois não corre o risco de algo sair errado se você mudar seu notebook de lugar enquanto trabalha.

  • SSD consomem menos energia:

Ter um SSD não significa que você irá economizar na conta de luz, mas esse tipo de disco consome, tanto em atividade quanto em repouso, menos energia do que os discos rígidos.

Vamos voltar ao exemplo, um Evo 850 SSD consome 0.1W em espera e 0.045W em repouso, enquanto o Seagate Barracuda usa 6W em atividade e 0.7 em repouso. O que é a maior vantagem para quem utiliza notebooks.

  • Não sofre o risco de ser fragmentado:

Como você já deve saber, se um disco for muito usado, os dados do mesmo programa ou arquivo podem acabar espalhados pelo disco, em um processo chamado “fragmentação”.

Este é um problema para os discos convencionais, porque a cabeça tem que procurar em muitos locais diferentes para abrir um único arquivo e o tempo é desperdiçado. No caso de possuir o SSD, você pode acessar os dados diretamente do mesmo modo.

Em resumo, os SSDs são mais rápidos, menos sensíveis e consomem pouca energia, ou seja, ele acaba sendo ideal para salvar o sistema operacional, programas e jogos que acessamos frequentemente e outros arquivos mais pesados.

A melhor coisa é combinar um SSD de 250GB com um HDD padrão de 1TB, onde você pode armazenar filmes, vídeos em 4K, jogos antigos e todas aquelas coisas que ocupam muito espaço em seu computador.

Mas, além dos benefícios é preciso levar em consideração que o SSD pode custar caro e que exige alguns cuidados com seu uso, como exemplo, ter um estabilizador, pois o SSD é delicado e pode dar algum problema em casos de falta de energia.

O SSD suporta um número limitado de ações, depende do modelo. Não é um problema sério, fazendo contas rápidas você pode gravar cerca de 40GB por dia durante 5 anos.

Antes, outro problema comum era a “degradação” que sofriam os HDs se escrevessem sempre os dados no mesmo local, causando desgaste prematuro. No caso do SSD, isso deixou de acontecer.

Em resumo, as vantagens de ter um notebook com SSD são inúmeras, então avalie se o preço “cabe no seu bolso” e parta para a compra.