Neste artigo você entenderá como fazer o agendamento dos serviços do Poupatempo de forma online ou pelo aplicativo.

O Poupatempo oferece inúmeros serviços que visam facilitar o dia a dia da população paulista. E cada vez mais tem sido apresentado uma série de inovações que buscam agilizar ainda mais o atendimento na hora de fazer o agendamento para tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho ou tirar a 2ª via do RG evitando longas filas e transtornos. É o caso do agendamento feito tanto online, pela internet, como pelo aplicativo do celular. Neste artigo falaremos um pouco sobre cada um deles.

Como fazer o agendamento no Poupatempo online

O portal do Poupatempo é uma verdadeira central de serviços. Nele é possível obter todas as informações necessárias e descobrir todos os serviços oferecidos pela unidade de atendimento. Para poder realizar agendamentos é preciso se cadastrar no site. Para isso, basta acessar www.poupatempo.sp.gov.br e clicar no botão vermelho com a inscrição “Entre ou Cadastre-se”.

Após o cadastro prévio realizado, você deverá voltar ao site e, na tela inicial, procurar a opção “Agendamento” e clicar nela. Você deverá informar todos os dados solicitados, bem como escolher o serviço desejado.

Escolha também a unidade de atendimento do Poupatempo maios perto de você. Em seguida será preciso indicar a data e o horário que deseja para o atendimento presencial. Por fim, é só confirmar os dados, aprovar e anotar ou imprimir o número de protocolo para levar no dia da visita ao Poupatempo.

Como funciona o agendamento pelo aplicativo do celular

O Poupatempo também criou um sistema de agendamento via app de celular, tanto para o sistema Android quanto para o iOS. Trata-se do “SP Serviços”, que foi atualizado recentemente com uma versão mais inteligente, permitindo mais de um agendamento para diferentes órgãos e também indicando o lugar mais próximo da pessoa, além de sugerir o posto que o cidadão utiliza com mais frequência.

A senha e o login agora são iguais tanto para aplicativo quanto para o acesso via portal. Também foram realizadas melhorias no sistema de cadastro, possibilitando maior segurança aos usuários. Veja a seguir como realizar o agendamento no Poupatempo pelo seu aparelho celular:

  1. Na loja de aplicativos do celular (Google Play no sistema Android ou App Store para iPhone) procure o aplicativo ‘SP Serviços’;
  2. Clique na opção para baixar o programa e abra o SP Serviços;
  3. Clique no item “Agendamento”;
  4. Se você já for cadastrado, digite o login e a senha. Ou então faça o cadastro neste instante;
  5. Clique na opção “Novo agendamento” e escolha o serviço que necessita;
  6. Selecione uma das opções: data ou local (unidade do Poupatempo);
  7. Caso opte por “Local”, o aplicativo indica a unidade mais próxima ou a que você mais frequenta, além da lista completa com os demais postos;
  8. Outra opção é clicar em “Mapa” e digitar o CEP da sua região. Com isso, o aplicativo direciona a unidade mais perto do CEP digitado;
  9. Ao selecionar a unidade, o aplicativo indica as datas disponíveis. Após definir a data, confira os horários livres;

Faça a confirmação do agendamento. Automaticamente o aplicativo incluirá o compromisso na sua agenda pessoal.